Sobre

Doula, para quê ?

O dia do nascimento do bebê é o mais marcante na vida da família e é a Doula o profissional que permanece ao lado dos pais, desde as primeiras contrações até quando a família precisar, inclusive depois do parto.

Com suporte físico e emocional contínuo, a Doula resgata o laço ancestral entre mulheres.Um serviço feito com informação de qualidade e coração.

Durante a Gestação
Pode indicar leituras, profissionais, exercícios, realizar massagens e auxiliar nas dúvidas tão frequentes durante a gestação sempre com informações baseadas em evidencias cientificas atualizadas. Informa sobre procedimentos hospitalares e fisiologia do parto, indica profissionais e o que esperar do pós parto.

A Doula não empodera, porém, indica as melhores ferramentas para que a mulher e seu parceiro façam isso por sí.


Durante o Trabalho de Parto

Com apoio contínuo físico e emocional desde o inicio do trabalho de parto e através de diversas formas não farmacológicas a Doula proporciona a mãe-parturiente um ambiente o mais acolhedor, tranquilo e seguro possível. Ajuda no alívio de dores, relaxamento e entrega.

Foi apontado, em um estudo global (Klaus & Kennel, 1993), que a presença da Doula no trabalho de parto traz benefícios eficientes:
·Redução de 50% nos índices de cesariana;
·Redução de 25% na duração do trabalho de parto;
·Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural;
·Redução de 30% no uso de analgesia peridural;
·Redução de 40% no uso de ocitocina;
·Redução de 40% no uso de fórceps.

Outros estudos também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos da 4ª a 8ª semanas após o parto:

·Aumento no sucesso da amamentação;
·Interação satisfatória entre mãe e bebê;
·Satisfação com a experiência do parto;
·Redução da incidência de depressão pós-parto;
·Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima.

Durante o pós-parto (puerpério)

O pós-parto costuma ser um período delicado para muitas mulheres, massagens, apoio na amamentação, conversas para abrir o coração, tirar dúvidas sobre sono do bebê e primeiros cuidados, orientações na alimentação, indicações de profissionais específicos, quando existe necessidade, tudo isso pode ser feito pela Doula. Apoio incondicional às escolhas e desejos da parturiente.